Skip to main content

Setor Elétrico

Faça uma gestão eficiente e cumpra as demandas da Aneel com eficácia usando nosso ERP!

Toda empresa precisa fazer a sua gestão interna e, em algum nível, prestar informações a órgãos reguladores e/ou fiscalizadores. No setor elétrico essa relação é a mesma! Ao mesmo tempo em que os gestores devem fazer suas empresas geradoras e transmissoras funcionarem, também precisam atender às demandas regulatórias e de controle da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Por isso, é importante contar com ferramentas que auxiliem no dia a dia e que realmente possam garantir segurança e previsibilidade aos processos, como o ERP WK Radar. Com ele, é possível vencer os desafios que se impõem à rotina das empresas do segmento, como:

Atender às normas da Aneel: embora essas regras sejam obrigatórias, sem ferramentas específicas e uma equipe que tenha know-how no segmento, é muito mais difícil cumprir todas as normas.

Importar o Aviso de Crédito (AVC): efetuar o AVC de forma manual pode significar a inviabilidade operacional, pois as transmissoras, por exemplo, emitem um volume muito grande de notas fiscais ao mês (milhares, às vezes).

Gerar o Balanço Mensal Padronizado (BMP): se o sistema não gerar o BMP em arquivo XML no layout da Aneel sozinho, pode inviabilizar todo o processo, pois a montagem tem regras e estrutura específicas.

Importar as Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST): pelo volume de contas a pagar a ser gerado com base nas TUST, não dispor de um sistema que as importe pode ser algo muito trabalhoso, pois os usuários terão que atribuir os lançamentos manualmente.

Fazer a gestão patrimonial de acordo com as regras da Aneel: a agência tem normas específicas sobre gestão e depreciação de patrimônio, com taxas especiais e aglutinações, entre outras particularidades que um sistema ajuda muito a cumprir.

Fazer a gestão orçamentária: as empresas do setor são bastante rigorosas nesta questão em razão do grande volume de recursos financeiros movimentados, tanto pela alta lucratividade quando já estão em operação quanto pelo inverso (apenas investimento) na fase de construção das redes e usinas. Então, definição, coleta, gestão e controle de orçamento são essenciais.

Conte ainda com nossas soluções complementares para atender às demandas específicas do setor elétrico!

Desenvolvemos ferramentas que usam o ERP WK Radar para gerar informações e dados diferenciados voltados às obrigações junto à Aneel:

BSRE Aneel BMP

Viabiliza o reporte à Aneel do Balanço Mensal Patrimonial (BMP) a partir dos dados contabilizados no ERP.

BSRE Aneel AVC

Permite a importação da atualização cadastral dos agentes e do Aviso de Crédito (AVC) para serem importados no ERP com o objetivo de gerar o faturamento da empresa.

Fale conosco

Funcionalidades

Ao usar o ERP WK Radar e suas soluções complementares, é possível fazer uma gestão completa e eficiente de uma empresa do setor elétrico, seja ela uma geradora, seja uma transmissora. Isso porque as nossas ferramentas oferecem funcionalidades para o controle dos processos internos e também para o atendimento das obrigações junto à Aneel.

Confira as principais obrigações e processos atendidos:

Plano de contas contábil da Aneel

A planificação contábil, ou estrutura de classificação das contas contábeis, é padronizada pela Aneel e tanto geradoras quanto transmissoras devem utilizá-la de acordo com o manual técnico do setor elétrico. Este plano de contas é preparado pelo time da consultoria e entregue pronto ao cliente para utilização, dentro das normas vigentes.

Atualização cadastral

A partir das informações recebidas do ONS sobre os dados cadastrais dos agentes de todo país, o sistema importa a atualização cadastral de todos os clientes da empresa no ERP.

Recebimento do AVC pelas transmissoras para faturamento

Com as informações recebidas do ONS sobre o AVC, no qual constam os valores que deverão ser faturados pelos agentes contra os usuários, o sistema importa a relação completa do faturamento, deixando os pedidos prontos para a emissão das notas fiscais no ERP.

Faturamento

É feita a geração das notas fiscais a partir dos pedidos a faturar, momento em que a contabilização e os registros fiscais são alimentados de maneira automática.

Recebimento do Aviso de Débito (AVD) pelas geradoras

O sistema importa a relação completa dos títulos a pagar quando recebe os dados do ONS sobre o AVD, no qual estão os valores que deverão ser pagos pelos usuários (geradoras) aos agentes de transmissão (transmissoras).

Gestão dos contratos de compras e notas fiscais

Controle dos saldos dos contratos de compras definidos desde a vinculação das notas fiscais de entrada com seu respectivo contrato. Geração de contas a pagar a partir das notas fiscais e controles financeiros para pagamento integrado ao banco.

Acompanhamento do plano orçamentário

Definição do plano orçamentário com início das coletas dos valores orçados de cada área e acompanhamento do orçado X realizado, incluindo o orçamento original, assim como de um orçamento revisado, com melhores estimativas em menor prazo.

Geração do BMP

Com a contabilidade toda integrada em tempo real, a geração do BMP é feita por meio de um processo simples que gera o XML para submissão à Aneel.

Benefícios

Adequação às normas e registros contábeis exigidos pela Aneel.

Processamento rápido do faturamento das transmissoras, com a importação do AVC e Atualização Cadastral.

Rápido processamento dos pagamentos das geradoras às transmissoras, com a importação do AVD.

Processamento e geração agilizados do XML do BMP para entrega à Aneel.

Fechamento contábil e publicação dos resultados no 1º dia útil.

Apresentação da taxa especial de depreciação do patrimônio, conforme determinação da Aneel.

Cadastramento e movimentação de bens e instalações que compõem o patrimônio do serviço concedido.

Gestão orçamentária apurada.

Personalização de relatórios e extração de painéis de BI.

Soluções que atendem ao segmento

#vamosjuntos

Saiba como ajudamos nossos clientes

Confira alguns clientes

Conheça demandas do setor para atender as exigências do órgão regulador e como cumpri-las com eficiência.

Download grátis

Entre em contato com a nossa equipe
e veja como podemos ajudar o seu negócio a se desenvolver ainda mais!