Skip to main content

Blog

Como usar a tecnologia no terceiro setor para captar recursos

Terceiro Setor 19.04.2023 5 minutos de leitura Voltar
tecnologia no terceiro setor

As organizações do terceiro setor prestam um grande serviço para a sociedade, atuando em temas que, por motivos variados, nem sempre recebem a atenção que deveriam do governo. E aqui podemos citar educação, saúde, esporte e meio ambiente, por exemplo. Mas, para que sobrevivam, essas entidades devem trabalhar de maneira profissional para que consigam captar verbas e, mais do que isso, gerenciá-las de forma eficaz. Nesse sentido, usar a tecnologia no terceiro setor se torna um diferencial importante para transmitir credibilidade e confiança para possíveis financiadores.

E isso é especialmente importante porque falamos de instituições que, justamente por receberem verbas públicas ou doações, precisam ter um bom controle sobre a destinação dos valores para, depois, prestarem contas com transparência — afinal, é essa transparência que vai tornar possível a captação de recursos, algo fundamental para a sustentabilidade de suas atividades.

A importância da tecnologia no terceiro setor para a captação de recursos

Por não gerarem lucro como os negócios privados, as organizações do terceiro setor dependem de recursos provenientes de pessoas, empresas e do próprio governo para realizar suas atividades, expandir sua base de atuação, melhorar a qualidade dos projetos e, consequentemente, aumentar seu impacto social. Mas como chegar até esses financiadores? Como se apresentar para que os apoiadores se sintam confiantes em colocar dinheiro nos projetos? Usando a tecnologia a seu favor!

De plataformas de mídias sociais e de financiamento coletivo a softwares de gestão, aproveitar estrategicamente a tecnologia no terceiro setor pode ajudar a garantir os recursos financeiros para desenvolver e manter as atividades funcionando. Veja só algumas alternativas:

1 – Canais de comunicação na internet

Pode até parecer algo básico, contudo, não podemos começar a falar do uso da tecnologia no terceiro setor sem citar canais de comunicação como site, blog e redes sociais. Isso porque ter uma forte presença digital vai possibilitar que sua entidade alcance um público maior e mais diverso, ampliando a visibilidade tanto das ações realizadas cotidianamente quanto de campanhas específicas para angariar verbas.

Ao ter acesso à sua história, aos projetos desenvolvidos e demais informações de forma transparente, a comunidade se engaja de maneira mais próxima e direta, criando vínculos com sua organização e contribuindo tanto com as doações propriamente ditas quanto com a divulgação para seus próprios contatos. Em paralelo, empresas privadas e órgãos governamentais têm segurança na hora de tomar a decisão de investir nas suas atividades.

2 – Plataformas de doação online

Plataformas de doação online são ferramentas que permitem que organizações sem fins lucrativos, como as entidades do terceiro setor, recebam doações de forma prática e segura através da internet — com certeza você as conhece como crowdfunding, vaquinha online ou mesmo financiamento coletivo. E elas têm se mostrado uma alternativa eficaz para captar recursos porque oferecem diversas vantagens, como:

  • São fáceis de usar e acessíveis a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet. Isso permite que qualquer pessoa faça uma doação com apenas alguns cliques.
  • São seguras e confiáveis, pois contam com sistemas de proteção de dados e informações financeiras, garantindo que as doações sejam processadas com segurança e transparência.
  • Oferecem diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, débito em conta e boleto bancário, facilitando a vida dos doadores e aumentando a chance de captar recursos.
  • Têm custos mais baixos do que campanhas tradicionais, como eventos e outras ações de rua, por exemplo.
  • Permitem que um público maior seja alcançado, já que as doações podem partir de qualquer lugar do mundo.

3 – Sistema de gestão ERP

O uso da tecnologia no terceiro setor passa também pelo investimento em um sistema de gestão para dar suporte ao trabalho administrativo das instituições, principalmente na parte financeira. Afinal, é preciso saber exatamente o quanto se tem em caixa, o quanto ainda vai entrar e o quanto vai sair para garantir a sustentabilidade de suas atividades.

E acredite: essa organização dos números impacta bastante na captação de recursos, pois permite que as entidades prestem contas das atividades para os apoiadores com rapidez e de modo transparente, além de possibilitar a geração de relatórios sobre os projetos e os gastos de maneira simples, facilitando o repasse de informações inclusive para novos interessados em contribuir.

Aliás, aqui na Brasão, oferecemos uma solução ERP com funcionalidades específicas para o terceiro setor. Ela tem recursos e possibilidades abrangentes para uso em diversas áreas e tipos de controles, de forma segura e confiável, o que reflete na transparência dos dados — que, como vimos ao longo deste texto, é imprescindível para essas instituições.

Entre tantos benefícios que o software proporciona, podemos destacar a tempestividade, de modo a atender no menor espaço de tempo possível as solicitações de informações em um cenário altamente dinâmico e que necessita de dados de forma ágil e confiável para a captação de recursos. Algo completamente diferente da utilização de planilhas Excel, não é verdade? Quando os controles são feitos assim, de forma manual, ficam muito sujeitos a erros, retrabalhos e morosidade na hora de serem atualizados.

E então, que tal aproveitar o potencial da tecnologia no terceiro setor para tornar sua entidade ainda mais eficiente? Lembre-se que com uma gestão profissional fica mais fácil transmitir credibilidade e confiança para possíveis financiadores e, consequentemente, conseguir mais recursos capazes de manter seus projetos! Se precisar de ajuda para lidar com esse desafio, conte com a gente! Nossa equipe está à disposição para apoiar você.