Blog

Como aumentar a eficiência com o Business Intelligence?

Como aumentar a eficiência com o Business Intelligence | Brasão Sistemas

Em tradução livre, Business Intelligence (B.I) significa “inteligência de negócios”. Duas palavras mágicas imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa, em qualquer área. No entanto, não iremos falar aqui de conceitos, mas sobre a capacidade do software de melhorar as capacidades de organização, análise e monitoramento de informações indispensáveis para a elaboração de planejamentos estratégicos.

O B.I pode, de fato, ser o instrumento que faltava para aumentar a produtividade, reduzir os custos e alavancar os lucros de um negócio. Veja agora, como é possível aumentar a eficiência da empresa com o Business Intelligence!

Integre o B.I com o sistema ERP

O Business Intelligence integrado amplia e até otimiza as benesses trazidas pelo sistema ERP. O B.I prepara o terreno para que o ERP funcione da melhor maneira possível. Coleta, armazena, analisa e integra as informações dos setores da empresa, facilitando a identificação e a solução de problemas urgentes.

Claro, outro benefício da união entre os dois softwares consiste em possibilitar uma visualização dos dados referentes às operações da sua empresa.

Centralize os dados

Armazena as informações coletadas por todos os setores em uma única plataforma é a principal característica do B.I. O que propicia o desenvolvimento de planos integrados de crescimento. Isso é importante porque a deficiência de um setor afeta direta ou indiretamente as operações de outros serviços. Sem contar que a integralização dos índices de forma organizada facilita o acesso instantâneo dos profissionais por toda a empresa.

O software separa as informações em categorias pré-determinadas, o que torna o seu uso didático e intuitivo.

Crie dashboards e relatórios personalizados

O B.I também é útil como uma lupa, evidenciando os acertos e erros de cada setor da sua empresa. E a partir desses índices específicos, é possível criar dashboards e relatórios individuais para cada área operacional do seu negócio. Dessa forma, cada equipe tem acesso às respectivas análises, podendo consertar eventuais defeitos nos processos internos.

Coloque os dados no Data Warehouse

Uma das possibilidade do Business Intelligence encontra-se no Data Warehouse. Essa ferramenta difere do padrão B.I ao apontar e apresentar conjuntamente os dados mais importantes para determinadas tomadas de decisões. Veja o seguinte cenário: um cliente x mora em Recife e comprou duas peças de carro, uma no dia 10, outra no dia 25.

Se a empresa quiser saber somente a data das vendas, ela não precisa de informações referentes, por exemplo, ao endereço do comprador. O Data Warehouse permite que o relatório indique apenas as informações mais importantes para uma provável reunião entre diretores ou chefes de serviço.

Treine os funcionários para que o uso seja simples e fácil

Pode parecer um software muito complexo e que apenas profissionais especializados. Mas não é. Um rápido treinamento é suficiente para que quaisquer funcionários estejam aptos a manusear o B.I. Aliás, esse é o diferencial do programa, permitindo que os profissionais de todas as áreas possam melhorar as performances constantemente baseados em relatórios simples e precisos.

Nem sempre é assim. Faça um teste. Apresente a nova ferramenta aos funcionários e observe o comportamento. Se notar insegurança, invista num curso interno rápido para que a equipe consiga extrair o melhor do que o B.I oferece. É essencial que eles entendam e interpretem os dados expostos nos relatórios e dashboards.

Existem outras maneiras de como o B.I pode aumentar a eficiência da sua empresa, inclusive na gestão financeira do empreendimento: Veja nosso post sobre o assunto!

Conhece uma outra forma do Business Intelligence aumentar a eficiência do seu negócio? Deixe o seu comentário!

Veja também:

Ebook: Business Intelligence | Brasão Sistemas

Um comentário

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.