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Como integrar a equipe de vendas com outras áreas da empresa?

Para muitos gestores de empresas a equipe de vendas é o coração da companhia, afinal, é ela quem conduz os resultados financeiros. Um bom desempenho do pessoal de vendas reflete em melhores rendimentos e isso é o objetivo de toda a empresa que entra no mercado para liderar o seu segmento. Aproveitando a analogia com o coração, é preciso pensar da seguinte maneira: um coração sozinho não faz um corpo funcionar e um coração fora de sintonia com os outros órgãos pode intensificar problemas. Saber integrar a equipe de vendas com o restante dos setores é um dos segredos das corporações de sucesso, e isso é feito através da gestão estratégica bem elaborada e de ideias inovadoras, como a utilização de sistemas integrados de administração. Confira algumas dicas para integrar as equipes e utilizar esses poderosos aliados na hora de facilitar a comunicação interna da sua empresa e evitar falhas!

Pense a empresa como um todo

Qual a semelhança entre o trabalho de um membro da equipe de vendas e de um colaborador da área de logística? Quase nenhuma é verdade, mas na raiz da organização do trabalho ambos são interdependentes, afinal a empresa possui um fluxo de trabalho, que é comprometido caso uma área não funcione conforme o esperado. Fazer com que esta interligação fique clara é o objetivo dos gestores modernos e conscientes da importância dessa união. A comunicação entre os vendedores e os responsáveis pelo estoque evita falta de material ou atrasos na entrega (setor esse comandado pela logística). Este pequeno exemplo já demonstra como é palpável a conexão entre cada área e explica por que empresas que conectam seus setores possuem resultados mais prósperos. Pensar a empresa como diferentes distritos com ocupações distintas reduz a compreensão sobre o trabalho e a produção, e isto pode prejudicar a visão de negócios!

Comunicação é tudo!

Informações certas nas mãos das pessoas certas se tornam resultados positivos. Conectar os setores e disponibilizar as informações fundamentais para cada equipe é fundamental para estruturar o trabalho. Os softwares de gestão empresarial foram criados com o objetivo de esclarecer as informações que são importantes para cada área planejar seu trabalho sem surpresas. No caso da equipe de vendas, se não houver a devida comunicação entre eles e setores como o financeiro ou o controle de estoque há a possibilidade de insatisfação dos clientes, algo que toda empresa evita a qualquer custo.

Implantar um sistema que forneça aos vendedores (e também para outros funcionários de outras áreas) todas as informações necessárias para que seu trabalho seja bem feito é algo que toda empresa deveria almejar. Além de evitar falhas, o fato de facilitar o trabalho dos colaboradores (evitando desgastes causados pela falta de informação) amplia o rendimento do dia a dia e faz com que o trabalho não seja encarado como algo maçante e complexo.

Não deixe de investir em melhorias para a sua empresa! Os softwares de gestão não são apenas uma “mão na roda” para a equipe de vendas. Até mesmo o RH e a contabilidade podem ser beneficiados pelo uso do sistema. Sempre que pensar em conexão entre equipes (sejam elas de vendas ou de outro setor) lembre-se que a tecnologia é uma ótima aliada dos gestores que pretendem modernizar e fazer da empresa um case de sucesso!

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