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Os erros mais comuns ao elaborar um plano estratégico anual

Gestão Empresarial 12.05.2017 5 minutos de leitura Voltar

Um bom planejamento é indispensável para conduzir empresas e pessoas que nela trabalham rumo a um objetivo comum. Por isso, na construção de um plano estratégico são definidas metas e indicadores para o longo, médio e para o curto prazo.

Independentemente da experiência profissional, é bastante comum que durante a construção desse plano algumas falhas sejam cometidas. O motivo pode ser diversificado, mas alguns desses erros são bastante comuns a muitos.

Confira quais são e evite-os em seu negócio!

Preferir a intuição ao histórico do seu negócio

Talvez esse possa ser considerado o maior dos erros ao elaborar o plano estratégico anual de uma empresa. Isso porque é bastante comum ao empresariado acreditar que a intuição, acompanhado da experiência, seja determinante para as decisões de um negócio.

O fato é que qualquer que seja a ocasião, os dados apontados em um histórico de ações e resultados é consideravelmente mais relevante para qualquer direcionamento. Por isso, é também indispensável para as definições no plano estratégico anual.

Nesse cenário, um bom software ERP é indispensável. Afinal, ele integra as informações de toda a empresa em prol da eficiência na gestão. Com isso você consegue analisar o passado do negócio para melhorar os resultados futuros.

Deixar de designar responsáveis por cada uma das etapas, processos, procedimentos e atividades

Dê “nome aos bois”, simples e diretamente falando. Isso é de extrema importância para entender sistemicamente cada etapa delineada no plano estratégico, que deve ser elaborado em equipe – preferencialmente por um comitê com peças estratégicas da empresa.

Um grande erro é achar que todos terão comprometimento e saberão o que fazer, quando na verdade é necessário um ponto de apoio para que as definições, etapas, processos, procedimentos e atividades não se dispersem. Em contrapartida, no ato da execução, certamente, os colaboradores estarão melhor amparados para entregar os resultados esperados.

Definir metas, métricas e objetivos desalinhados ou fora da realidade do negócio

Você pode e deve ter visão de futuro, mas isso não quer dizer que deverá incluir algo totalmente distante da realidade do negócio ou desalinhado como objetivo do negócio no plano estratégico.

O contrário disso significa um enorme erro para a sua empresa e poderá comprometer os resultados drasticamente. Isso porque as métricas servem para, obviamente, medir as metas. Essas, por sua vez, são traçadas conforme objetivos determinados.

Se você coloca algo irreal como objetivo ou desalinhado ao propósito do negócio, certamente definirá metas inatingíveis, que fogem ao conceito “SMART”, e consequentemente as métricas não apontarão o sucesso.

Não definir critérios e indicadores de desempenho para acompanhamento do plano estratégico

Além de não definir responsáveis e delinear objetivos, metas e métricas desalinhadas, não determinar como será o processo de acompanhamento do plano estratégico pode resultar em erro fatal.

Nenhum plano é imutável. Pelo contrário, ele precisará de ajustes no decorrer do tempo. Por isso, é indispensável que você determine os critérios e indicadores, dissemine-os e certifique-se de que os responsáveis por acompanhá-los estão de acordo com isso.

Dimensionar recursos, financeiros e humanos, desalinhados às metas e objetivos

Todo plano estratégico que se preza traz consigo os recursos para sua execução. Isso engloba tanto os recursos financeiros quanto os humanos. Por isso, um outro erro grande é dimensioná-los incorretamente.

Ao fazer isso você sobrecarregará seu pessoal no ato da execução, o que prejudicará involuntariamente o seu negócio em outras esferas. Ainda sobre o fator humano, é provável também que você exija algo que não possui na equipe e acabe gerando insatisfação e desmotivando seus colaboradores.

Já no financeiro… Bem, quando o assunto é o gasto incorreto com dinheiro, a confusão pode levar até mesmo ao fechamento de portas. Por isso, todo cuidado é pouco!

Você já cometeu alguns desses erros ao elaborar um plano estratégico anual ou vivenciou algum outro que não relatamos? Conte para a gente nos comentários!

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