Skip to main content

Blog

Descubra como um software ERP pode contribuir para as métricas ESG da sua empresa

ERP 04.03.2024 5 minutos de leitura Voltar

A agenda ESG é tema recorrente no mundo empresarial, e não apenas entre as grandes corporações. Pequenas e médias empresas de todos os segmentos se preocupam cada vez mais em adotar essas práticas: afinal, elas oferecem benefícios também para os negócios. E, nesse sentido, a utilização de um software ERP é capaz de contribuir ainda mais para o controle das métricas ESG.

Para que você fique por dentro do assunto e também aproveite os benefícios dessa tendência, neste artigo, nós vamos explicar o que é ESG, abordar por que ele é importante para os negócios e mostrar de que forma os softwares ERP são capazes de contribuir para os resultados das métricas ESG. Siga a leitura e aproveite as dicas para gerar insights para o seu negócio!

O que é a agenda ESG e por que é importante para as empresas

O termo ESG vem das palavras Environmental, Social and Governance, que significam Ambiental, Social e Governança. Esses três eixos são os pilares de um conjunto de boas práticas adotadas com o intuito de avaliar se as empresas são sustentáveis, socialmente responsáveis e bem geridas. Isto é, se além de gerar lucro, promovem resultados positivos em se tratando de aspectos sociais e ambientais.

Cada um desses eixos inclui as chamadas métricas ESG, que nada mais são do que princípios a serem cumpridos pelas organizações para que sejam validadas como empresas ESG. Veja alguns exemplos de métricas para cada um dos pilares:

  • Ambiental: uso de energias renováveis e gestão de resíduos;
  • Social: diversidade nos cargos de liderança e equidade de salários para homens e mulheres;
  • Governança: transparência financeira e combate à corrupção.

Dessa forma, a empresa que segue as práticas ESG é tida como social, ambiental e financeiramente responsável, gerando impacto positivo para seu ecossistema de relacionamento, como fornecedores, clientes e funcionários, bem como para toda a sociedade. E isso também se traduz em benefícios para as próprias empresas.

Segundo a pesquisa Panorama ESG no Brasil, da Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas, os principais motivadores para a adoção da agenda ESG são a melhoria de reputação da empresa, o impacto socioambiental e a redução de riscos nos três eixos. E, a eles, somam-se outros benefícios, como redução de custos, fidelização de clientes, atração de investidores e competitividade.

Como um software ERP pode contribuir para as métricas ESG

Diante da importância e dos benefícios promovidos pela agenda ESG, adotar as suas métricas é uma prática vantajosa para as empresas, mas que exige atenção. Até porque não basta apenas seguir todas as boas práticas, já que, no mercado financeiro, a empresa precisa ser validada como ESG por agências que fazem uma análise completa dos dados relacionados aos três pilares.

Atualmente, o ESG é um importante parâmetro avaliado pelos investidores que buscam empresas para investir. Mas é preciso demonstrar os bons resultados com transparência nos dados, e é aí que ESG e ERP se integram. Afinal, o ERP, também chamado de sistema integrado de gestão empresarial, permite uma visão sistêmica de todo o negócio.

Algumas das vantagens do ERP se destacam por atenderem às próprias métricas ESG: com dados completos e transparentes sobre o negócio, ganham-se benefícios em governança. Já com o uso de um sistema digital, que reduz o uso de papel, promove-se menos impacto ao meio ambiente. Ou seja, a adoção do ERP é, por si só, vantajosa para atender as métricas.

Mas esse sistema também permite o acompanhamento contínuo de indicadores de diferentes áreas. É possível, por exemplo, centralizar todos esses dados em apenas uma plataforma, o que evita erros e duplicidades no controle das informações. Aliás, a integração dos dados operacionais e financeiros promove uma visão holística do desempenho da empresa e gera insights para melhorias.

Outro benefício é a automatização dos processos, o que previne falhas e promove mais tempo para a realização de outras atividades estratégicas. Já a geração de relatórios permite monitorar as métricas da agenda ESG em tempo real, possibilitando corrigir eventuais problemas e detectar oportunidades de otimizar processos.

Além disso, o ERP funciona de acordo com a legislação, seguindo normas fiscais, trabalhistas e outras regras para garantir segurança ao seu negócio. O módulo de controladoria, por exemplo, é uma solução completa para compliance fiscal e contábil.

Deu para perceber que o ERP pode contribuir, e muito, para o acompanhamento das métricas ESG, não é verdade? E com o ERP Radar Empresarial, oferecido pela Brasão Sistemas, você ganha transparência, precisão e eficiência em todas as áreas da sua empresa, com a possibilidade de personalizar a solução de acordo com as suas necessidades. Fale conosco pelo site ou pelo WhatsApp e agende uma demonstração. Estamos à disposição para ajudar a sua empresa a ser ESG!

Implantação de software ERP