Skip to main content

Blog

Veja como calcular a taxa de crescimento anual para avaliar os resultados do seu negócio

ERP Planejamento Estratégico 08.02.2024 6 minutos de leitura Voltar

Avaliar os resultados da empresa é fundamental para planejar os próximos passos, seja corrigindo o que não está dando certo, seja mantendo as estratégias de sucesso. E entre os indicadores a avaliar, um dos mais importantes é a taxa de crescimento anual, que indica o quanto ela cresceu durante os 12 meses e ajuda a entender o cenário do negócio durante esse período.

Esse indicador é bastante utilizado no fim do ano, época em que são avaliadas as metas e todos os resultados do período para planejar o ano seguinte. Porém, é possível aplicá-lo também em outros momentos, auxiliando na criação de insights sempre que necessário. E para ajudar você nessa missão, neste artigo vamos mostrar o que é a taxa de crescimento anual e como calculá-la na sua empresa. Confira!

Dados são fundamentais para calcular a taxa de crescimento anual

Para calcular a taxa de crescimento anual da empresa, o primeiro passo é reunir dados sobre o ano que será avaliado. Estamos falando de números como investimentos, receitas, lucros e resultados em geral, indicadores que oferecem um panorama completo do negócio.

É importante destacar que outros índices também podem e devem ser avaliados, mas não entram nesse cálculo, como o número de vendas. Isso porque, ainda que sejam relevantes, eles nem sempre demonstram o crescimento com eficiência e podem oferecer uma visão pouco precisa dele.

Para reunir esses dados, uma boa dica é largar as planilhas e contar com um software ERP, que faz a gestão empresarial reunindo os números de todos os setores, como custos, materiais e vendas, em uma só plataforma. Melhor ainda se ele oferecer business intelligence, que consolida as informações e auxilia na análise de resultados.

Business Intelligence

Como calcular a taxa de crescimento anual da empresa

Com os dados em mãos, o próximo passo é partir para o cálculo usando a seguinte fórmula:

  • Taxa de crescimento (%) = (valor atual da empresa – valor da empresa no ano anterior)/ valor da empresa no ano anterior x 100%

Imagine, por exemplo, que em 2022 a sua empresa valia R$ 150 mil e, em 2023, os dados apontam o valor de R$ 200 mil. Neste caso, o cálculo será feito desta maneira:

Taxa de crescimento (%) = [(200.000 – 150.000)/150.000] x 100%
Taxa de crescimento (%) = [50.000/150.000] x 100%
Taxa de crescimento (%) = 0,33 x 100%
Taxa de crescimento (%) = 33%

Ou seja, a taxa de crescimento indica que a sua empresa cresceu 33% entre 2022 e 2023. Para obter um resultado ainda mais preciso, vale levar em consideração também a inflação: para isso, divida os lucros da empresa pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de cada ano. Com isso, é só utilizar a fórmula da taxa de crescimento anual normalmente.

Como avaliar a taxa de crescimento anual da empresa

Com o resultado da taxa de crescimento em mãos é que começa a avaliação na prática. No exemplo que demos, a empresa realmente cresceu, mas será que foi da forma esperada, conforme as metas e o planejamento do negócio para o período? Nem todo resultado positivo no cálculo é realmente positivo quando se consideram as projeções para o ano.

Portanto, é crucial avaliar se a taxa de crescimento atende ao que era esperado e, principalmente, conferir quais foram os fatores que levaram a esse resultado, positivo ou negativo. Afinal, se for um bom resultado, é interessante compreender o que está dando certo e manter as estratégias para o planejamento do ano seguinte, até mesmo com a possibilidade de otimizá-las.

Já se o resultado não for como esperado, é necessário fazer uma análise criteriosa dos dados a fim de identificar os erros que contribuíram para esse panorama. Além dos fatores internos, leve em conta os fatores externos, como a chegada de novos concorrentes e até mesmo o cenário econômico em geral. Ainda que eles não possam ser controlados, ajudam a entender os resultados.

Utilize a tecnologia para reunir e interpretar os dados da sua empresa

Calcular a taxa de crescimento anual da empresa não é um bicho de sete cabeças, mas certamente fica mais muito fácil e oferece um resultado mais preciso se você tiver dados organizados e reunidos de maneira prática. E, para isso, um importante aliado é o software BPM que, inclusive, pode ser integrado ao software ERP da sua empresa.

Com ele, você obtém indicadores sobre cada área e processo da empresa e pode avaliar cada um deles de maneira mais precisa e eficiente. Isso, claro, é importante não apenas para calcular qual é o crescimento da empresa, mas também para gerar insights sobre outros cenários e permitir que erros sejam corrigidos e estratégias sejam otimizadas em um monitoramento contínuo.

E essas são só algumas das facilidades que o Brasão BPM oferece para o seu negócio: conheça a solução e veja como é fácil calcular a taxa de crescimento anual da empresa e obter outros resultados com os dados organizados e reunidos em um só lugar, com dinamismo e eficiência. Entre em contato pelo site ou pelo WhatsApp para falar conosco e saber mais!

gestão baseada em processos