Skip to main content

Blog

Como a tecnologia pode melhorar a gestão de empresas do setor elétrico

Empresas do setor elétrico

As empresas do setor elétrico convivem com os desafios de um segmento fundamental para toda a sociedade e, por isso mesmo, regulado e fiscalizado de forma rigorosa pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Isso torna ainda mais importante fazer uma gestão eficiente desses negócios, já que se trata de um serviço estratégico para todo o país.

Dessa forma, é preciso garantir que os contratos de fornecimento, transmissão e distribuição sejam sempre devidamente cumpridos conforme o acordado e, além disso, assegurar que a empresa esteja correspondendo a todas as responsabilidades fiscais e ambientais, que são constantemente atualizadas para evitar que o consumidor seja lesado.

Nesse sentido, a tecnologia é fundamental para as empresas desse segmento em dois aspectos: em primeiro lugar, para garantir a inovação e o bom funcionamento dos sistemas que geram a energia para abastecer cada região do país. E depois, mas não menos importante, para oferecer eficiência à toda a gestão desses negócios, que é complexa e precisa de atenção.

Como a tecnologia pode ajudar a gestão das empresas do setor elétrico

A gestão das empresas do setor elétrico precisa ser eficiente e cuidadosa porque os procedimentos que fazem parte da administração não dependem apenas das diretrizes internas das organizações, mas do alinhamento com as exigências da Aneel. Elas incluem regras em relação a operações, custos e investimentos e tudo precisa estar de acordo com os protocolos da instituição.

Dessa forma, a padronização e a automatização dos processos é fundamental e também condiz com a nova fase de modernização do setor elétrico em sintonia com as transformações da era digital. Assim, a boa notícia é que, embora a gestão das empresas tenha alta complexidade, novas soluções vêm surgindo para atender a essas demandas.

São sistemas cada vez mais completos e inovadores, que simplificam a rotina administrativa de negócios de todos os portes. Um exemplo são os softwares de gestão empresarial (ERP) que unem as informações sobre diversos setores em uma mesma plataforma, integrando dados e trazendo mais eficiência para a gestão de todas as áreas.

Aqui na Brasão Sistemas, por exemplo, nós oferecemos o ERP Radar Empresarial com uma solução específica para o setor elétrico. Isso significa que além de toda a integração comum nesse tipo de sistema, essa ferramenta é preparada para atender as demandas exclusivas desse segmento, oferecendo ainda mais segurança para os gestores.

Com o software, a organização atende todas as leis e normativas da Aneel e pode fazer o registro das operações de cadastro e movimentação de patrimônio do serviço concedido com muito mais facilidade. É possível, por exemplo, cadastrar as tabelas nas quais devem ser registrados os tributos e classificações que serão vinculados a cada bem patrimonial disponível no sistema de um jeito prático e, ainda, classificar os bens por níveis, o que permite receber uma taxa especial de depreciação conforme o órgão regulador.

Outra vantagem é o BSRE ANEEL BMP, um sistema desenvolvido para transmissoras e geradoras de energia que faz a extração dos dados contábeis do ERP para exportação do BMP (Balancete Mensal Padronizado), documento obrigatório para o acompanhamento regulatório feito pela Aneel. Ou seja, é mais eficiência e segurança no contato com o órgão regulador.

E tudo isso aliado a mais praticidade no controle patrimonial, na administração dos custos, na gestão orçamentária, na personalização de relatórios e muito mais. Acesse o nosso site, conheça a nossa solução e veja como nós podemos ajudar você a ter resultados ainda melhores neste segmento tão importante e complexo.

E se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como a tecnologia pode otimizar a gestão das empresas do setor elétrico, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato conosco. Nós estamos à disposição para ajudar!

Deixe seu comentário