ERP Gestão Empresarial Home

O que um sistema ERP fará para o seu negócio?

Sistemas ERP

Ampliar a produtividade sem aumentar os custos de produção, acompanhar os avanços tecnológicos do mercado, reduzir o tempo de entrega de produtos, organizar o balanço financeiro, reduzir o estoque, administrar salários e diversas outras dificuldades, são alguns desafios do dia a dia de empresas de todos os portes.

Por diversas vezes, superar esses obstáculos requer mudanças de políticas e de procedimentos que podem ser alterados ou melhorados com a adoção de práticas automatizadas. Nesse ponto não basta apenas digitalizar a empresa com a utilização de softwares diferentes para cada departamento. Todos os setores devem atuar de forma integrada. E é aí que o sistema ERP atua, trabalhando para o aperfeiçoamento de vários pontos das empresas.

A seguir, confira o que um sistema ERP pode fazer no seu negócio!

1) Otimização de Processos

Pense: Como você registra, controla e processa as informações da sua empresa? Se cada departamento adota uma prática diferente, quando chegar na hora de cruzar as informações, a análise e a consolidação dos dados se tornaram demoradas e até sujeitas a erros.

Imagine, que o setor de vendas e a equipe responsável pelo estoque usem soluções diferentes para organizar a emissão de pedidos e a quantidade de produtos no depósito. Sem a integração dos setores, é possível que mais produtos sejam vendidos do que de fato sua empresa tem estocado. E isso prejudicará a área de produção, que terá de aumentar sua capacidade para que todos os pedidos sejam entregues a tempo, além de influenciar também o setor financeiro, que terá de alocar mais recursos para o pagamento de horas extras e compra emergencial para atender tal demanda. Ou seja, quando você tem vários sistemas sendo executados separadamente, a sua empresa sofre tanto com a perda de tempo como de dinheiro.

Ao otimizar os processos de todos os setores com a aplicação de um sistema ERP completo, o trabalho é integrado e todas as informações são registradas em um único lugar, facilitando o acesso aos dados do negócio como um todo. Uma solução ERP acaba com os problemas de informação, ajuda os colaboradores a tomarem melhores e mais ágeis decisões, além de permitir que o gestor tenha uma visão dos resultados consolidados da empresa, sendo fundamental para definir estratégias e adoção de novas medidas que visem o crescimento da empresa.

2) Gerenciamento Completo

Um sistema ERP trabalha com a utilização de módulos separados que interagem entre si. Esses módulos são espécies de programas de gestão em diversas áreas, sendo que cada empresa pode utilizar o módulo do seu interesse, personalizando o sistema de acordo com as suas necessidades.

Os módulos oferecem recursos para a gestão financeira, contábil, controle de estoque, folha de pagamento, controle de vendas, custos, produção, gestão da qualidade, dentre outras áreas. Dessa forma é possível fazer a gestão completa da empresa por meio de um único sistema e, ainda, padronizar e acelerar os procedimentos de todos os setores. Isso também acaba minimizando tempo em cada função, o que resulta em um aumento da produtividade, além de eliminar a possibilidade de erros causados por controles manuais.

3) Informações Relevantes

A sua empresa é uma fonte valiosa de informações que podem ajudá-la a crescer sempre mais. No entanto, estas informações precisam estar devidamente organizadas e acessíveis com rapidez, até porque o mercado está em constante mudança e é preciso acompanhá-lo. Um sistema ERP gera relatórios e apresenta métricas que auxiliam na tomada de decisões, no planejamento de novas estratégias e na adoção de tendências mercadológicas.

Relatórios sobre o cenário financeiro da empresa, por exemplo, permitem acompanhar o desempenho geral do negócio, visualizando, em tempo real, quanto seu empreendimento contribuiu para as receitas e o quanto consumiu de recursos em cada área. Nesse contexto, é possível observar como compreender o todo, possibilitando uma melhor avaliação das operações, tendências, produtividade das equipes e dos departamentos, todas informações importantes para a correta tomada de decisão.

4) Controle Tributário

Fazer parte do grupo de empresários no Brasil significa estar sujeito a regras, exigências e muita burocracia para enfrentar o furacão tributário brasileiro. Em 2014, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) retratou esse cenário desafiador em números. De acordo com uma pesquisa, desde a Constituição de 1988 foram criados no Brasil 4.960.610 normas para reger a vida no país. E somente o campo tributário recebeu 7% de todas essas novas exigências. Colocando isto em números absolutos, são 320.343 novas normas tributárias em menos de três décadas, o que resulta em uma média de 46 regras por dia no país. É uma realidade que obriga as empresas a destinarem muito tempo e trabalho para conhecerem e realmente entenderem esses princípios, a fim de adaptarem seus processos de gestão para o cumprimento dessas contantes mudanças.

Conviver com esse cenário não é tarefa fácil, representando um desafio constante a qualquer empresário. Somente ficar atento à divulgação dessas novas regras não é, infelizmente, o suficiente. Contar com aparatos tecnológicos é uma forma excelente para aumentar a eficiência dos controles internos de uma empresa. Um sistema ERP cria um ambiente em que é possível manter um arquivo com todas as informações necessárias para o bom funcionamento do negócio, além de desenvolver uma plataforma que se adapta à inserção de novas informações a respeito dessas mudanças tributárias. Estas informações passam a interagir e a se complementar, o que permite que as empresas se mantenham atualizadas e conectadas com as constantes mudanças no sistema tributário brasileiro. 

Em ERPs verticalizados, a empresa consegue apoiar seus clientes no atendimento a tributos específicos, facilitando a gestão integrada e o controle contábil e administrativo das organizações.

Como a sua empresa faz todo este gerenciamento atualmente? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para nós aqui em baixo!

Solicitar teste gratuito:

Solicite um teste gratuito do sistema ERP Radar Empresarial e veja como podemos ajudar a sua empresa a otimizar todos os processos, estar sempre atualizada as normas tributárias e ainda aumentar a produtividade:

Demonstração Radar Empresarial

Você deve gostar também
Como reduzir o retrabalho com um sistema de gestão eficiente?
Como aumentar as vendas em uma empresa B2B?
Como reduzir os custos operacionais da sua empresa
Como reduzir os custos operacionais da sua empresa?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web