Blog

Confira os benefícios do ERP para ajudar na retomada pós-pandemia

ERP 17.09.2020 4 minutos de leitura Voltar
Benefícios do ERP

O ERP é uma ferramenta de gestão essencial para o seu negócio. Inclusive já falamos sobre ele aqui no blog, mas sabia que ele pode ser uma aliado também no processo de retomada pós-pandemia? Entre os benefícios do ERP, ele é capaz de ajudar a sua empresa a ser mais organizada e mais competitiva no mercado, pois oferece aos gestores uma visão estratégica e detalhada de tudo o que acontece nas operações diárias.

E não é só isso! Um software ERP auxilia na correta distribuição de recursos, na otimização dos processos e no direcionamento assertivo dos investimentos. Por isso, no atual ambiente empresarial, de instabilidade econômica causada pela pandemia do coronavírus, essa ferramenta de gestão passou a ser essencial para garantir as margens de lucro necessárias para manter o negócio competitivo.

Além disso, o ERP tem as características que o movimento de retomada da economia exige: organização, integração e agilidade, que são fundamentais para as empresas. Segundo uma pesquisa do Portal ERP, organizações que utilizam esse tipo de sistema cresceram 35% mais rápido nos últimos anos no Brasil, tiveram 4 vezes mais probabilidade de otimizar seu nível de estoque e apresentaram melhoria de 9% na qualidade de entrega para seus clientes.

Como os benefícios do ERP podem auxiliar na retomada

Considerando que o processo de retomada exige investimentos e que um software de gestão garante uma administração muito mais integrada e especializada dentro da empresa, como identificar benefícios do ERP que efetivamente contribuam com a recuperação financeira do seu negócio?

A verdade é que responder a esta pergunta não é difícil. Afinal, um dos benefícios do ERP é que ele consegue unificar todas as informações que circulam na sua empresa, o que por si só é um grande motivo para contar com essa tecnologia na estruturação de um planejamento de retomada. Isso causa a eliminação da duplicidade de informações, responsável por atrasar o trabalho de diversos profissionais, e que, consequentemente, contribui com o aumento da produtividade.

Além disso, gestores que desejam insights mais valiosos sobre o próprio negócio necessitam de uma ferramenta como essa. Mas há mais a ser considerado. Veja!

1 – Automação

Como alternativa às operações a próprio punho, que exigem muito tempo e recurso e oferecem maiores chances de erros, há a automação. Quando o sistema cuida da maior parte das operações, trazendo automatização a essas etapas, ganha-se segurança, precisão e agilidade. Há também a redução de custos, pois a empresa pode usar apenas um software que vai ajudar todos os setores. Todos esses elementos são essenciais para a recuperação da sua empresa.

2 – Otimização de processos

Por meio dessa automatização das atividades, os processos de sua empresa fluem muito mais rapidamente e sem dificuldades, promovendo a mudança cultural da gestão com as melhores práticas de mercado. Isso aumenta a produtividade e a qualidade do que você produz. Consequentemente, essa realidade melhora a margem de lucro, algo que todos precisam neste momento.

3 – Centralização dos dados

Outro dos grandes benefícios do ERP favorável no processo de retomada da economia é a reunião de todas as informações importantes do seu negócio em um só sistema, sem deixar os dados separados entre os setores. Isso evita que demandas importantes fiquem para trás, como uma informação na nota fiscal ou o pagamento de um fornecedor. Com disso, o controle da produtividade fica facilitado.

4 – Controle tributário

Um software de ERP torna muito mais simples realizar a entrega das obrigações tributárias e fiscais impostas pelo governo, reduzindo riscos de multas e penalidades ou inconsistências no dados. Como a pandemia exigiu muitas manobras, como a redução da jornada em algumas empresas, ter um sistema de auxilie no controle das obrigações trabalhistas e fiscais diminui o risco de qualquer tipo de erro que possa gerar problemas maiores.

5 – Controle de custos

Você pode fazer o acompanhamento constante do seu previsto versus realizado e mapear os custos de sua empresa detalhadamente, sabendo a qualquer momento onde e como é necessário agir. Mais do que nunca, essa é uma função primordial. Em tempos em que cada real conta para contribuir com a volta dos parâmetros antigos de rentabilidade, ter um controle preciso dos custos é fundamental.

6 – Redução de riscos

Com todas as informações sob controle, você consegue identificar riscos ou falhas previamente e tem mais autonomia e segurança para agir e redefinir rotas sempre que necessário. Ter essa visão preventiva também evita paradas na produção para manutenções, o que atrasaria a produção. Além de outros riscos comuns no dia a dia de qualquer empresa, que com a devida atenção podem ser tratados rapidamente e adequadamente com um software ERP.

É importante também destacar que existem soluções modulares específicas para cada área da sua empresa, permitindo adicionar ou remover funções de acordo com suas preferências e necessidades neste momento de retomada. Portanto, é importante que o usuário analise as diferentes opções disponíveis para encontrar a que melhor atende às demandas da empresa.

Conte com as soluções oferecidas pela Brasão

Agora, se você quiser aproveitar integralmente todos os benefícios do ERP e contar com um bom sistema para recuperar o tempo perdido, conte com as soluções oferecidas pela Brasão Sistemas. O ERP Radar Empresarial, por exemplo, é composto por módulos verdadeiramente integrados, com alta performance e o propósito de promover eficiência em todos os processos de controle e gestão.

Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para atendê-lo e tirar suas dúvidas. Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa.

Implantação de software ERP