Skip to main content

Blog

Como um software BPM pode garantir mais eficiência para os processos da sua empresa em 2024

BPM 09.01.2024 5 minutos de leitura Voltar

Um novo ano está começando e, além de pensar nas suas resoluções pessoais, é importante planejar os próximos passos da sua empresa. Afinal, essa é uma boa época para rever o desempenho nos 12 meses que passaram e, principalmente, estipular novas metas para 2024. E a implementação de um software BPM pode ser uma delas, já que ele é capaz de promover inúmeras vantagens para o dia a dia do negócio!

Para você entender como uma ferramenta como essa pode contribuir para os resultados da sua empresa, neste artigo, vamos explicar o que é um software BPM, como ele funciona e quais são os benefícios que ele promove para negócios de vários portes e segmentos. Siga com a gente e veja como essa solução pode realmente transformar a rotina dos seus times!

O que é o software BPM

Antes de falarmos sobre o software, é importante resgatarmos aqui o conceito de BPM, acrônimo que vem do inglês Business Process Management e pode ser traduzido como Gestão de Processos do Negócio. Esse conceito, que é considerado tanto uma disciplina quanto um método, oferece uma visão completa sobre todos os processos da empresa.

O objetivo do BPM é proporcionar a melhoria contínua dos processos e a constante evolução das atividades da empresa. Isso garante vantagens como redução de custos, tomada de decisão rápida e eficiente, ganho de competitividade, fidelização de clientes e inovação. E para implantar o conceito de BPM na sua empresa, um software BPM é fundamental.

A tecnologia é uma grande aliada para a competitividade dos negócios, e não é diferente quando se trata da implementação do BPM. Afinal, mapear, monitorar e analisar os processos em uma gestão manual ou por planilhas resultaria em lentidão e estaria suscetível a muitos erros, ainda mais quando as empresas apresentam muitos processos.

Com o software BPM, é possível ter controle completo sobre os processos, o que começa justamente com o mapeamento de todos eles. Nessa etapa, são identificados a matéria-prima, a mão de obra, os documentos e tudo o que faz parte de cada processo.

Aliás, uma das funcionalidades dessa ferramenta é a criação de uma modelagem dos processos com representações visuais. Esse recurso ajuda a simplificar a visualização e o entendimento de cada um dos processos, o que contribui para o monitoramento e a análise ganharem ainda mais eficiência.

Além disso, é possível automatizar processos repetitivos e monitorar todos eles em tempo real. Dessa forma, você ganha agilidade, detecta erros com rapidez, aumenta a eficiência e identifica oportunidades de melhorias, mantendo a empresa sempre em evolução.

Como o software BPM otimiza os processos empresariais

Só de entender tudo o que um software BPM pode fazer já é possível ter um indicativo de como ele realmente é capaz de otimizar os processos empresariais, não é mesmo? Mas para deixar isso ainda mais evidente, confira alguns exemplos das vantagens que essa solução oferece:

1 – Tomada de decisão inteligente

Com uma visão completa de todos os processos, é mais fácil avaliar os resultados de cada um deles, inclusive em tempo real, favorecendo a tomada de decisão com base em informações precisas e sólidas.

2 – Redução de custos

O software BPM permite identificar e corrigir problemas rapidamente, evitando custos com desperdício e retrabalho, por exemplo. Além disso, a ferramenta possibilita identificar oportunidades de melhoria com foco na redução de custos.

3 – Ganho de agilidade

Mais do que tornar a identificação de problemas e a tomada de decisão mais ágeis, a tecnologia também permite automatizar processos repetitivos. Desse modo, os funcionários ganham tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas para o negócio.

4 – Diminuição de erros

A automação dos processos os torna menos suscetíveis a erros, o que contribui para a redução de custos e também traz outras vantagens, como maior competitividade e menos problemas na entrega para os clientes.

5 – Integração de informações

O software BPM reúne as informações sobre diferentes áreas do negócio em uma só plataforma, com painéis específicos e personalizados para cada uma delas. Isso facilita o dia a dia, evita duplicidades e garante mais velocidade e eficiência na análise dos dados.

6 – Relatórios completos

Todos esses dados geram relatórios completos que servem não apenas para subsidiar a tomada de decisão interna, mas também para manter a transparência com clientes, investidores e outros públicos.

Brasão BPM: o software que atende às necessidades da sua empresa

Como vimos, as possibilidades e vantagens oferecidas por um software BPM são várias. E ficam ainda melhores se ele for personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa, como é o caso do Brasão BPM. Com esta solução, você cria campos, tarefas e fluxos de trabalho personalizados conforme a rotina do seu negócio — e tudo isso em uma só plataforma.

Assim, fica muito mais fácil gerenciar os processos em várias áreas, como administrativo, ouvidoria e atendimentos, e manter uma visão horizontal de todos eles. O resultado é a melhoria contínua dos processos e o ganho de competitividade para o seu negócio. Nada mal para começar o ano com o pé direito, hein?!

Entre em contato conosco aqui pelo site ou pelo WhatsApp e entenda em detalhes como podemos tornar o Brasão BPM o maestro das operações da sua empresa, coordenando e sincronizando cada etapa para garantir uma sinfonia de eficiência!

Brasão BPM