Skip to main content

Blog

Saiba como implantar BPM e por que ele pode ser considerado um diferencial de mercado

BPM 18.07.2023 5 minutos de leitura Voltar
como implantar BPM

O BPM é a ferramenta ideal para a gestão baseada em processos, abordagem capaz de garantir diversos benefícios para as empresas, como já mostramos aqui no blog. Mas, afinal, como implantar BPM e, de fato, conquistar vantagens como agilidade, produtividade e eficácia nas atividades diárias?

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar um pouco no tema e mostrar um passo a passo para essa implantação. Além disso, vamos explicar como essa metodologia pode realmente destacar o seu negócio no mercado. Siga com a gente e boa leitura!

Quais são os objetivos da metodologia BPM

Antes de falarmos sobre como implantar BPM, é importante relembrarmos os objetivos da metodologia e, para isso, nada melhor que um exemplo prático. Imagine, então, que você tem uma empresa de tubos de aço, mas que as entregas estão atrasando com frequência e não se sabe o motivo.

Com a metodologia BPM, todos os processos são mapeados, desde o pedido de compra até a entrega ao cliente, identificando todas as fases e os indivíduos responsáveis por elas. Tudo isso com um software eficiente, que garante tecnologia e automação nas etapas.

Dessa forma, esse mapeamento permite identificar, entre outros pontos, se o pedido dos tubos está chegando com atraso à produção, se os fornecedores estão atrasando a entrega de aço ou se a logística não está funcionando como deveria para que os produtos cheguem aos clientes no prazo.

Bom, esse é apenas um exemplo de como o BPM é vantajoso, porém, mostra que seu objetivo é tornar a empresa mais eficiente em seus processos, o que não apenas detecta e evita problemas, mas também proporciona mais competitividade ao negócio no mercado.

[E-book] Saiba como o BPM pode revolucionar a gestão de processos na sua empresa

Como implantar BPM: passo a passo

A implantação da gestão baseada em processos pode ser feita por empresas de todos os portes e segmentos a partir de etapas simples, mas eficazes. Veja o passo a passo e saiba como implantar BPM no seu negócio:

1 – Faça o mapeamento dos processos

Os processos são o centro da metodologia BPM e, justamente por isso, a implantação começa com o mapeamento deles. Na prática, trata-se de uma documentação de todas as atividades do negócio para que seja possível identificá-las e analisar se estão oferecendo bons resultados ou não.

Com o apoio de funcionários de todas as áreas, é possível registrar falhas já conhecidas pela equipe, obter propostas de melhorias, definir aquilo que é prioridade em cada setor e elencar metas a serem alcançadas quando a metodologia estiver em pleno funcionamento.

2 – Defina uma padronização para os processos

Padronização é palavra-chave quando se trata de processos, já que ela funciona como uma base para que cada etapa siga sempre o mesmo fluxo e, consequentemente, seja capaz de oferecer os mesmos bons resultados de acordo com tudo o que foi mapeado no primeiro passo da implementação.

Aliás, a padronização não apenas facilita a execução dos processos, mas também a medição dos seus resultados, pois há parâmetros consolidados para a definição de KPIs (indicadores de desempenho). Tudo isso torna mais fácil identificar falhas e otimizar ainda mais cada processo.

3 – Identifique e execute melhorias nos processos

O mapeamento e a padronização dos processos, aliados à análise constante dos resultados, podem proporcionar grandes oportunidades de melhorias em todas as áreas. Inclusive, é justamente isso que se busca com uma gestão baseada em processos: atividades cada vez mais eficientes.

Por isso, nesta etapa da implementação, é possível corrigir falhas e gargalos para que os processos sejam executados de forma ainda melhor. Novamente, a padronização é importante, assim como a conscientização da equipe para que todos adotem as correções necessárias.

4 – Otimize os processos continuamente

A última etapa sobre como implantar BPM é muito semelhante à anterior porque ambas buscam resultados melhores. Ocorre que, na prática, a otimização é contínua, principalmente depois que a metodologia BPM está em pleno funcionamento, permitindo análises mais eficientes.

No dia a dia do negócio, após a correção dos principais gargalos, é possível identificar os ajustes finos capazes de proporcionar ainda mais melhorias. O resultado são processos padronizados, eficazes e passíveis de avaliação constante para novas otimizações.

No fim, todos esses passos acabam se tornando naturais dentro do BPM e os processos fluem normalmente, podendo ser implementados em todos os setores que forem necessários.

Por que o BPM é a ferramenta ideal para uma gestão baseada em processos

O BPM é a ferramenta ideal para uma gestão baseada em processos por vários motivos. Um deles é a tecnologia envolvida: com um bom software, muitas tarefas podem ser automatizadas, criando fluxos mais eficazes e facilitando o controle e a análise dos processos.

O resultado pode ser verificado em diversos benefícios, como redução de custos, mais transparência e integração entre as áreas, maior produtividade, facilidade na administração e, como não poderia deixar de ser, entregas ainda melhores aos seus clientes.

E é justamente por isso que o BPM é considerado um diferencial de mercado: com uma solução como essa, a sua empresa se destaca entre a concorrência e se torna ainda mais competitiva, com resultados que os seus clientes certamente vão notar e preferir!

Conte com o Brasão BPM para tornar sua empresa ainda melhor

Agora que você sabe como implantar BPM, é hora de escolher a solução perfeita para o seu negócio. E nós estamos à disposição para apresentar a você o Brasão BPM, uma ferramenta leve, intuitiva e personalizável para atender às suas necessidades. Envie uma mensagem aqui pelo site ou chame nossos especialistas diretamente no WhatsApp para saber como podemos apoiá-lo na hora de organizar e conduzir as tarefas da sua empresa!

Brasão BPM

Posts relacionados