Skip to main content

Blog

Como garantir uma boa gestão da qualidade nas indústrias

Gestão Industrial 08.11.2017 5 minutos de leitura Voltar

Fazer a gestão da qualidade na sua indústria de maneira correta é a melhor forma de garantir uma entrega de produtos de alta performance e com valor agregado. Assim, é quase impossível não fidelizar o seu cliente e, como consequência, aumentar a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio. Isso sem contar que este processo deixa as atividades mais organizadas e distribuídas, ou seja, os seus funcionários conseguem trabalhar de modo mais eficiente e produtivo. São vantagens excelentes, não é mesmo? Então, confira cinco atitudes que você pode adotar para que sua empresa possa conquistá-las!

1. Planeje sempre as suas ações
Um bom planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é a partir dele que você pode construir o futuro da organização, fortalecendo suas competências e buscando um nível de eficiência cada vez maior. Por isso, antes de colocar as estratégias em ação, certifique-se de planejá-las com antecedência e tenha certeza de que avaliou todas as possibilidades. E, claro, não podemos deixar de mencionar que é imprescindível que elas estejam alinhadas aos objetivos da sua indústria. Dessa forma, é possível trilhar um caminho mais assertivo e preparado para qualquer eventualidade.

2. Estabeleça uma liderança proativa e com inteligência emocional
Tão importante quanto ter um bom planejamento é contar com a ajuda da liderança para colocar as ações em prática. Esses profissionais são responsáveis por fazer a ligação entre você e os seus colaboradores e, por este motivo, é essencial montar um time que vá além dos fatores motivacionais: ele precisa ser certeiro, principalmente nas tomadas de decisões e na hora de corrigir os processos que não estão de acordo com o estabelecido. Assim, é possível manter os funcionários engajados e os processos com um desempenho cada vez melhor.

Vale ressaltarmos ainda que esses profissionais devem ter inteligência emocional. Afinal, pessoas com essa característica têm a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e competências e os dos outros também, equilibrando razão e emoção. Dessa forma, conseguem lidar mais facilmente com as diversas situações, desde desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível até se relacionar com cada membro da equipe, de modo a minimizar qualquer conflito que possa aparecer no meio do caminho. Como consequência, bons resultados serão conquistados diariamente, uma vez que não existirão conflitos entre os setores de produção e qualidade, por exemplo.

3. Ofereça treinamento aos seus colaboradores
O conhecimento tem um poder transformador na vida das pessoas e pode fazer a diferença para a sua indústria também. Investir no capital humano é a melhor maneira de preparar os colaboradores para que exerçam suas funções com mais precisão e cuidado. Como consequência, é notável o ganho em tempo e também na qualidade do que é produzido. Isso sem falar que quando o funcionário percebe que você está preocupado com o seu desenvolvimento, ele exerce a sua função ainda mais motivado, deixando de trabalhar para você e passando a trabalhar com você!

4. Adote boas práticas para conquistar a ISO 9001
Quando o assunto é qualidade nas indústrias, não tem como não pensar logo na ISO 9001, não é verdade? Isso porque a certificação é um referencial internacional de gestão da qualidade aplicável a todas as organizações, independentemente do seu porte ou do ramo de atividade. A norma tem como objetivo a aplicação de uma série de regras e ações nos processos empresariais, que vão dos níveis estratégicos aos operacionais, para garantir a máxima satisfação dos clientes. Ou seja, por meio da padronização, você mantém as atividades sempre organizadas, documentadas e com um alto padrão, o que se reflete em um bom funcionamento da sua indústria como um todo e, consequentemente, nas compras dos seus clientes.

Para conquistar a ISO 9001 é preciso seguir algumas boas práticas, começando por determinar uma equipe que fique à frente da implementação. O ideal é que ela seja composta pelos líderes, garantindo, assim, o sucesso das ações e o entendimento dos colaboradores sobre a importância do processo. Em paralelo, é necessário estruturar um plano de ação para adequar a organização aos requisitos exigidos pela norma e também promover a criação do sistema de gestão, visando a melhoria contínua no negócio.

Importante: a ISO 9001 está sempre se renovando para garantir cada vez mais benefícios para a sua indústria. Por isso, fique atento às mudanças mais recentes para implementá-las no seu negócio! Em outro texto aqui no blog nós citamos os principais itens atualizados na última versão (ISO 9001:2015). Clique aqui e confira!

5. Tenha um sistema ERP para auxiliá-lo
Contar com um sistema ERP que atenda às necessidades industriais é essencial para colocar em prática todas as dicas que citamos até aqui. Isso porque o software ajuda você a administrar sua indústria de ponta a ponta, integrando todas as áreas em uma única solução. Como consequência, você ganha autonomia para tomar decisões seguras e manter os processos sempre organizados.

O ERP Radar Empresarial é uma excelente opção para auxiliar as empresas nos seus processos, controles e gestão da qualidade. Esta solução, desenvolvida pela WK Sistemas, destaca-se com ferramentas que permitem criar diversos tipos de controles personalizados para atender às mais variadas situações, de modo a garantir o atendimento dos requisitos de qualidade definidos tanto pela própria indústria quanto pelos órgãos controladores.

Agora, que tal dar o primeiro passo e começar a colocar tudo isso em prática? Conte sempre com a Brasão Sistemas para auxiliá-lo no que for necessário para atingir os melhores resultados na sua indústria!

Deixe seu comentário