Gestão Empresarial

Entenda a importância da contabilidade para prestadores de serviços

Geralmente, quem presta serviços não se preocupa muito em regularizar a situação junto aos órgãos competentes, acreditando que, assim, está economizando. Na verdade, andar na informalidade pode inviabilizar o funcionamento de um negócio, podendo inclusive fechá-lo. Para evitar essa situação e, ao mesmo tempo, até gerar uma redução nos impostos, nada melhor do que entender a importância da contabilidade para prestadores de serviços.

 

Muitas vezes vista como um gasto desnecessário, a contabilidade deve ser encarada como uma verdadeira aliada no desenvolvimento estratégico e qualificado de uma empresa. Sua relevância já se faz presente na escolha do regime tributário, que se não for bem definido logo no início já pode causar um rombo no caixa devido ao excesso de impostos pagos. 

 

A partir da abertura da empresa vão se juntando vários detalhes burocráticos que, para complicar um pouco mais a vida do empresário, ainda mudam constantemente. Por isso, contar com o auxílio de uma contabilidade especializada na sua área de atuação é essencial para que tudo dê certo. 

Como a contabilidade para prestadores de serviços atua

A contabilidade pode trabalhar junto ao prestador de serviços desde a abertura do negócio, acompanhando toda a fase de planejamento e garantindo que nenhum recurso seja usado sem necessidade. E esse planejamento começa, como falamos, com a definição do regime tributário, que deve estar adequado ao tipo de negócio e ao faturamento, para que nenhum imposto seja pago sem necessidade.

 

Mas a atuação da contabilidade para prestadores de serviços não para por aí. Seguindo com o planejamento, o contador pode ajudar na montagem do plano de negócios, que é o documento que reúne as estratégias que serão seguidas pelo empreendedor para ele se desenvolver, crescer e se manter sustentável no mercado. Isso inclui também as questões que envolvem o equilíbrio financeiro.

 

Então, além de contar com o auxílio do contador para as questões fiscais e tributárias, use os conhecimentos desse profissional como suporte para fazer o controle das contas a pagar e a receber e dos balanços mensais. Aproveite também toda sua experiência com a legislação e com as questões que envolvem a folha de pagamento, se esse for o caso. E, sempre que necessário, peça auxílio para outras atividades, como:

 

  • Precificação dos serviços: o contador pode ajudar a encontrar um preço justo para os seus serviços ao calcular todos os custos e as despesas, aplicar as taxas de juros e estabelecer uma margem de lucro para o seu negócio;
  • Controle do fluxo de caixa: ele pode analisar as entradas e saídas de dinheiro do caixa e prever quais são os lucros e despesas futuros;
  • Obtenção de crédito: o profissional contábil pode auxiliar na organização dos documentos da empresa para o obtenção de crédito e também avaliar as vantagens e as desvantagens das linhas de crédito disponíveis no mercado.

 

E se o profissional contábil acompanha a prestadora de serviços na abertura, ele também deve estar presente no fechamento do negócio. Claro que esse nunca é o objetivo, mas se acontecer, é importante ter alguém que mostra exatamente como fazer o acerto de contas final com o governo, a divisão entre sócios (quando for o caso), o levantamento de recebíveis, o inventário e outras questões financeiras e jurídicas. Não fazer o encerramento correto de uma empresa pode causar problemas que se arrastam por anos, gerando dor de cabeça e dívidas para o empresário. 

Uma boa contabilidade aliada a um bom software faz toda a diferença

Depois de entender a importância da contabilidade para prestadores de serviços, é a hora de escolher a empresa contábil que vai trilhar esse caminho junto com o seu negócio. Porém, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Isso acontece, principalmente, porque hoje em dia as contabilidades estão segmentando seus clientes por área de atuação. 

 

Então, ao pesquisar e analisar os escritórios, busque por aqueles que atendam e conheçam as necessidades do segmento de serviços. Mas não é só isso. Antes de fechar o contrato, considere fatores como a formação do contador e da sua equipe, o registro nos conselhos profissionais, a satisfação dos atuais clientes, a disponibilidade para atendimento e os honorários.

 

E, claro, não esqueça de verificar como os profissionais lidam com a tecnologia. Hoje, o mercado de softwares para escritórios contábeis oferece várias soluções que otimizam e automatizam o trabalho do contador ao permitir que ele gerencie e integre todas as operações da contabilidade com seus clientes. Isso traz agilidade para as rotinas operacionais e facilidade para as duas partes.

 

Aqui na Brasão, oferecemos soluções tanto para o contador quanto para a sua prestadora de serviços fazerem as entregas aos Fisco de maneira segura e automatizada. Se você ainda não informatizou o seu negócio, entre em contato com a gente! Temos a solução ideal para o seu negócio. E converse com o seu contador, pois também podemos oferecer diversas vantagens às empresas de contabilidade.

Você deve gostar também
Ebook: 3 problemas que você nem sabe que existem na sua empresa e como resolvê-los com o auxílio da tecnologia
5 motivos para a sua empresa investir em um ERP
Como expandir a empresa: saiba o que avaliar e conheça modelos de expansão

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web