Gestão Empresarial

[E-book] Saiba como fazer uma boa gestão financeira na indústria

Fazer a gestão financeira na indústria nada mais é do que buscar o equilíbrio das contas da empresa para garantir o desenvolvimento dela. Por esse motivo, é importante observar alguns cuidados, que reunimos em um e-book. Nele, você pode verificar os cinco processos fundamentais para gerir as finanças da sua indústria com eficiência.

 

 

Se você quiser ter uma prévia dos assuntos tratados no material, siga com a gente para conhecer os itens que identificamos como essenciais para qualificar a gestão financeira na indústria.

 

Os passos para a gestão financeira na indústria ser mais eficiente

No primeiro capítulo do e-book, mencionamos um requisito fundamental para uma equilibrada gestão financeira na indústria: o cumprimento da legislação. Pagar impostos, taxas, fazer as declarações obrigatórias na data certa e manter todo o processo contábil em dia pode até custar algum dinheiro, mas ainda assim é menos caro do que, mais tarde, arcar com juros e multas.

 

Assim, mostramos os itens que merecem cuidados, como notas fiscais, pagamento de tributos e publicação de balanços, e qual a atenção necessária a cada um deles.

 

E se é difícil dar conta de tantas obrigatoriedades e ainda conciliar com as demais questões relevantes para o desenvolvimento da indústria, sem dúvida o planejamento se apresenta como uma atitude indispensável para tornar todos os processos mais claros. Inclusive, ele deve ser paralelo a essa adequação à legislação.

 

Somente planejando é que é possível definir o quanto você deve gastar e o quanto será preciso receber para que as contas fechem. Nessa conta, os impostos e as obrigações devem ser incluídas. Exatamente por essa razão esta é uma tarefa permanente, ou seja, não se planeja apenas para estruturar a gestão financeira, é algo que sempre deve ocorrer.

 

E como planejar corretamente? O e-book traz a resposta a essa pergunta em detalhes no segundo capítulo. No material, você confere a partir de quanto e em quais aspectos deve acontecer um esforço de planejamento. Ele passa pela organização e estruturação da empresa até a produção, marketing e definição de metas.

 

Depois de planejado, é hora de executar. Para isso, a gestão de custos é uma grande aliada, porque ela permite que as finanças da empresa não caiam no descontrole. Diante da relevância desse trabalho, o e-book explica, no capítulo três, a diferença de custos e despesas, uma conceituação fundamental para realizar bem essa atividade.

 

Definição de preços e fluxo de caixa

O planejamento só será eficaz e a gestão de custos só terá sucesso caso a precificação for feita corretamente. Porque todas as iniciativas da sua indústria dependem de uma correta definição de preços, de modo a dar conta de todos os impostos, investimentos, custos e despesas.

 

Por conta da relevância desse assunto, no quarto capítulo, o e-book traz informações úteis sobre as maneiras de calcular o preço, como o índice markup e a margem de contribuição. Você ainda vai entender outras maneiras de refinar ainda mais a definição de preços, conhecendo maneiras de ajustar melhor sua margem de lucro perante o mercado.

 

E para que o lucro seja maior, não basta saber precificar! É essencial cuidar com o fluxo de caixa. Ainda que seja um velho conhecido de todo gestor, a administração desse recurso na indústria nem sempre é tratada com o rigor técnico necessário. Assim, no quinto e último capítulo, explicamos em detalhes este conceito e esclarecemos como fazer a projeção do fluxo de caixa, bem como a execução desse trabalho.

 

Então, para ter acesso ao conteúdo integral do e-book e conhecer as orientações que ele traz para você fazer uma excelente gestão financeira na indústria, clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do material.

 

 

Caso você tenha alguma dúvida ou queira partilhar alguma experiência conosco, entre em contato ou deixe o seu comentário no espaço abaixo.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que o e-book seja bastante útil para a qualificação da sua gestão financeira na indústria. E se precisar de suporte para que esse trabalho seja feito com ainda mais eficácia, você já sabe, conte com a Brasão! Estamos sempre ao seu dispor para contribuir com o crescimento do seu negócio.

Você deve gostar também
Como se destacar e crescer profissionalmente dentro da empresa?
Como reduzir o retrabalho com um sistema de gestão eficiente?
4 boas práticas para a gestão do inventário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web