Gestão e Negócios

Como manter um bom relacionamento com fornecedores

Manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para as empresas. Afinal, eles são parceiros estratégicos e podem ajudar o seu negócio a oferecer um atendimento ainda melhor para conquistar cada vez mais clientes. Porém, quem atua no setor de compras, sabe bem que essa tarefa é um pouco difícil em algumas situações, não é?

 

Na maioria das vezes, os desentendimentos nem mesmo são causados por culpa de quem vende ou de quem compra. A falta de comunicação e de conhecimento sobre as necessidades das duas partes é que costuma ser o motivo dos transtornos. O problema é que, quem fica com o prejuízo, quase sempre é a empresa contratante.

Como manter um bom relacionamento com fornecedores

Se manter um bom relacionamento com fornecedores é tão importante para as empresas, nada mais estratégico do que tomar a iniciativa, colocando em prática algumas medidas capazes de fortalecer essa relação e trazer resultados positivos para ambas as partes. Quer ver como isso funciona? Confira as nossas dicas e aplique essas práticas no seu dia a dia:

1 – Compartilhe a sua rotina com os fornecedores

Sabe quando uma entrega grande chega justamente naquele dia de maior movimento na empresa? Seja em um comércio, seja em uma indústria, esse tipo de situação pode acabar dificultando a rotina e o trabalho dos colaboradores. Esse é apenas um dos vários transtornos que podem ser evitados quando o cotidiano do seu empreendimento é compartilhado com os fornecedores.

 

Fale sobre quando você está disponível para atender os vendedores, por quais canais prefere que a comunicação seja feita, quais são os melhores dias para entrega, entre outros aspectos do dia a dia do negócio. Dessa forma, o fornecedor entende quais são as suas necessidades e preferências e, com isso, pode contribuir para evitar desentendimentos e oferecer o melhor serviço para você.

2 – Confira sempre os prazos, preços e produtos

Problemas em relação a prazos, preços e pedido de produtos são muito comuns no relacionamento com fornecedores. Para que isso não aconteça, o ideal é revisar o pedido com os vendedores sempre que houver uma nova compra. É claro que os erros ainda podem acontecer, mas essa atitude é muito útil para ajudar a reduzi-los.

 

Nesse sentido, mesmo que o seu dia esteja agitado, pare e confira cada detalhe dos pedidos. Avalie se os produtos e a quantidade de cada um deles foram especificados da maneira correta, conforme a sua necessidade. Verifique os preços e analise se estão detalhados de acordo com a negociação feita com o vendedor. Por fim, analise também as condições de entrega.

3 – Trabalhe com vários fornecedores

A não ser que a sua empresa tenha um contrato de fidelidade com um fornecedor ou que algum item seja vendido exclusivamente por ele, contar com mais de um fornecedor para os mesmos produtos é uma boa alternativa. Assim, você pode aproveitar a concorrência de uma maneira saudável, sempre em busca dos melhores preços e condições de entrega.

 

Essa medida é importante mesmo que você tenha um bom relacionamento com fornecedores que já fazem parte do seu dia a dia. Afinal, possibilita que você consiga vantagens para a sua empresa ― e aqui não falamos apenas sobre preço, mas também sobre qualidade, condições de pagamento e prazo de entrega. Basta se relacionar como todos de forma ética e respeitosa.

4 – Conheça a fundo o trabalho dos fornecedores

Sabe quando você está à procura um produto e só após muita pesquisa acaba descobrindo que ele é comercializado por um fornecedor com um qual você já se relaciona? Isso é mais comum do que você imagina! E o motivo é muito simples: a maioria dos clientes não conhece a fundo todo o portfólio de soluções que seus fornecedores disponibilizam.

 

O problema disso é que você acaba perdendo muito tempo e, às vezes, até dinheiro, buscando uma mercadoria que está embaixo dos seus olhos. Por isso, converse com os fornecedores e confira todo o catálogo de produtos que eles oferecem. Com isso, além de fazer pedidos mais rapidamente, você ainda pode descobrir soluções para aperfeiçoar a sua linha de produtos e atrair mais clientes.

5 – Utilize a tecnologia

A tecnologia pode beneficiar o relacionamento com fornecedores de diversas formas. Os aplicativos de conversa, por exemplo, facilitam o contato entre as partes, deixando tudo mais rápido e eficiente. Já os catálogos de produtos on-line disponibilizados pelos fornecedores permitem que você confira todo o portfólio das marcas com praticidade, verificando cada especificação.

 

Por fim, contar com um sistema de gestão empresarial (ERP) possibilita que você saiba com rapidez e segurança todos os produtos que ainda há em estoque, os últimos preços e quantidades que foram negociados e as condições de entrega e pagamento dos últimos pedidos. Tudo isso garante que você tenha ainda mais eficiência ao realizar as compras.

E então, o que achou das nossas dicas? Esperamos que elas sejam úteis e que você as aproveite para que o relacionamento com fornecedores fique ainda melhor aí no seu negócio. Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como um software ERP pode ajudar a sua empresa nessa tarefa, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Estamos à disposição!

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